sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dançando cresço e apareço, é lançado dia 23, 24 e 25 de novembro.

Na próxima segunda-feira, dia 23, a Nação Tremembé (Escola de Dança Teatro do Boi) vai provar porque foi uma das contempladas pelo Prêmio Klauss Viana de Dança, da Funarte. Ela realiza o lançamento do Projeto Dançando, Cresço e Apreço às 17h na Casa da Cultura de Teresina, na oportunidade apresentaremos um trecho da Aula-Espetáculo sobre dança e cultura popular do Piauí. O espetáculo completo estreia nos dias 24 e 25 de novembro às 18h no Teatro de Arena. Esse também será um momento para a escola se mostrar como representantes da Dança em Teresina.

A Nação Tremembé é mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e fica localizada no Teatro do Boi bairro Matadouro, e realiza um trabalho visando promover e incentivar a produção e divulgação das danças e cultura popular, em especial do Piauí, atendendo, atualmente, a 311 (trezentos e onze) alunos distribuídos, em 09 (nove) turmas na faixa etária de 07 a 17 anos e mais uma turma para adultos. Estes são oriundos de famílias de baixo poder aquisitivo, atendo a comunidade da zona Norte, e áreas circunvizinhas e até alguns alunos de outros bairros como Dirceu e Parque Piauí, interessados pela dança.

O Projeto Dançando, Cresço e Apareço pretende mostrar a riqueza do folclore piauiense através de uma aula-espetaculo de dança, conscientizando os alunos acerca da importância dessas riqueza cultural nordestina, um dos principais objetivos da Escola é valorizar a cultura piauiense de modo especial, realizando criações de bem culturais como coreografias e espetáculos e apresentando a população em geral. A Escola Existe desde 2000 e foi criada pelo então presidente da Fundação Cultural do Município o senhor José Reis Pereira, na época Luzia Amélia era coordenadora, desde 2005 a coordenação está por conta de Valdemar Santos. Hoje a escola é da pasta da coordenação de Dança que tem a frente o coreógrafo Sidh Ribeiro.


No espetáculo, serão realçadas as manifestações mais tradicionais da nossa cultura como Cavalo Piancó, Baião Sapateado, Pisa na Fulô, Coco, Roda de São Gonçalo, Floristas, Pastorinhas, Reis Magos, Ciganas, Caretas.


A escola, com o Projeto Dançando, Cresço e Apareço, foi vencedora do Prêmio Klaus Vianna de fomento a dança na edição 2008, que tem como objetivo fortalecer as ações de dança pelo País. Isso deu um respaldo ao trabalho que a escola vem desenvolvendo e certamente contribui para a divulgação das atividades realizadas. Segundo o coordenador da Escola Valdemar Santos, o publico generaliza muito a dança em Teresina, é certo também que as ações são mais realizadas no âmbito Municipal, poucas são as ações efetivas do governo Estadual no sentido de construir meios para que a dança seja desenvolvida no Estado, nossas ações são muito centradas em Teresina. Precisamos mudar esse quadro e desenvolver de forma artista dança de norte a sul desse Piauizão

Com investimento total de R$ 3 milhões, o Prêmio Klauss Vianna beneficia todos os estados brasileiros. Desde a criação, em 2006, já foram beneficiados 199 projetos de companhias ou grupos de dança brasileiros, sendo alguns piauienses, como o espetáculo Bull Dancing, Mediatriz. Nesta edição, além do Projeto "Dançando Cresço e Apareço", foi contemplado o espetáculo piauiense Corpo Radiografado, de Janaína Lobo.


O nome do prêmio homenageia o bailarino Klauss Vianna (1928-1992), professor e criador de um método próprio, precursor da preparação corporal para atores e bailarinos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição!