segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Acertos finais no dueto em branco e preto

Preto e Branco, além de elegantes, estão associados ao Yin e Yang, antiga representação chinesa do dualismo.

O Yin é o feminino, o Norte, o frio, a doçura, a terra, a passividade, a umidade, a escuridão, o preto;

O Yang é o masculino, o Sul, o calor, a dureza, o céu, a atividade, a secura, a luz, o branco.

A forma como estão representados mostra claramente, numa cultura tão antiga e sábia, a necessidade de integração das duas forças, Yin atrai Yang que atrai Yin e assim infinitamente. Não há conflito ou disputa entre preto e branco, feminino e masculino, mas sim a complementação de um pelo outro. Esse antigo símbolo mostra que: um só faz sentido ao lado do outro, um só existe porque o outro também existe.


O começo é o nada, como não ser nada? o nada é branco ou preto? O nada é exatamente o momento de caos de extrema tensão.



Como nasce um espetaculo? como gerar e produzir idéias? como criar algo que tenhas questões relevantes? como se colocar como pensador?



Qual o momento de parir um trabalho? esse vem sendo gerando a mais de um ano.



Falando de luz natural, a cor Branca é aquela que possui todas as outras, podemos dizer então que é a mais completa já que aqui o preto é a ausência de cor, ausência de luz. No entanto entre os pigmentos, mais especificamente na indústria gráfica, o preto é a cor formada por todas as outras juntas, realmente a mais completa, quando o branco é a ausência de cor, ausência de pigmento. Isso é bastante contraditório.

Para a Psicologia, o preto é a cor que expressa a ausência de consciência, o aprofundamento na obscuridade.

No Ocidente tem sido grande o preconceito para com as pessoas de pele negra; no entanto, a grande história do Cristianismo conta que um dos reis magos era negro.

Igualmente grande é o preconceito com relação a animais escuros, como a popular superstição do gato preto associado com falta de sorte.

Mas a cor preta também é vista como um símbolo de negação da vaidade material, talvez esse seja um dos motivos pelos quais os sacerdotes católicos tenham usado essa cor em suas batinas por longo tempo.

O preto é usado no período de luto e representa também a promessa da futura ressurreição.

Na cultura hindu encontramos algumas divindades cuja cor é o preto, normalmente são assustadoras.

Vale a pena lembrar o culto às Madonas Negras européias (Czestochowa, Tarragona, Guadalupe, Chartres, Montserrat entre outras). Há indícios de que estejam associadas à Lua Negra Hécate, uma divindade maternal pré-cristã.

A padroeira dos ciganos, Sara-la-Kali, também tem a cor negra.

Mas, falando do branco, devemos nos lembrar de que o símbolo representante do Espírito Santo é a pomba branca.

Em algumas culturas essa cor é vista como a representação da inocência privada de influências, é a meta final do homem durante o processo de purificação.

Mas o branco também pode ser visto com negatividade, como a palidez da morte. No Oriente é a cor da velhice, do outono.



Não queremos responder, nem sermos fúteis, não seremos moda nem estamos certos. Somos belos e não nascemos prontos...



Hoje feriado de finados, foi dia marcado para certos finais do dueto em branco e prato eu e Luis Carlos Vale nos encontramos e ficamos durante toda a tarde estudando, estruturando e dando sentido e ligações as ideias.




É impressionante perceber quão grande é o poder da Moda. Ela é capaz de lançar novidades ou resgatar antigos conceitos incorporando-os às nossas vidas com uma rapidez e "espontaneidade" assustadoras.

Nos dias de hoje estamos vendo a volta do Preto e Branco com uma força tão grande que fica difícil lembrar de outras cores. Ou não lembrar da charmosa estilista Coco Channel, com sua bela camélia branca sobre uma lapela negra.

Afinal, o que são o preto e o branco? São mesmo cores?



A morte não seria então o começo de tudo. Preciso morrer pra renascer nesse trabalho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição!