terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dança Pará




A 18ª edição do Dança Pará Festival aconteceu de 10 a 15 de novembro, Belém recebeu, muito bem, uma vasta programação artística e capacitação profissional, a programação englobou mostra de dança, competição de dança, workshops, palestras, debates, exposições e performances em vários centros culturais da cidade. O que transforma a cidade num pólo de fomento e produção de dança.
A coordenação do evento é de Maurício Quintairos e Darley Quintas, profissionais competentes e hospitaleiros, sempre dispostos a resolver e ajudar, já participo do evento por três anos consecutivos, a cada ano fico mais impressionado como o movimento é forte, muitos grupos, muitos ritmos e propostas, é também um espaço para os os participastes trocarem informações com profissionais de outros Estados o que de certa forma contribui para o aperfeiçoamento técnico dos profissionais, contribuindo no desenvolvimento sócio-educativo, valorização profissional e intercâmbio efetivo, dando a oportunidade para a comunidade vivenciar múltiplas manifestações artísticas e seus valores, além de promover intercâmbio de idéias e tendências.
O “DANÇA PARÁ Festival”, é uma realização da Cia. de Arte Produções; reconhecido e cadastrado pela Fundação Nacional da Arte-FUNARTE/MinC, com parcerias do Governo do Estado do Pará, Prefeitura de Belém e empresariado local, tendo à frente o produtor cultural Darley Quintas e o coreógrafo Maurício Quintairos.
Neste período Belém do Pará, se transforma na “Capital Brasileira da Dança”, registrando um número expressivo de profissionais e personalidades da dança nacional e internacional.
Grandes nomes da dança brasileira entre bailarinos, professores e coreógrafos marcaram presença no evento como: Ana Bottosso (SP), Márcio Alexandre (RJ), Helena Fernandez (RJ), Ana Mendes (AM), Joel Santana (PB), Valdemar Santos (PI), Ivan Grandi (SP), Eleusa Lourenzoni (SP), esses eram responsáveis pelo julgamento do evento também pelas oficinas, workshop e palestras. O evento também teve participação especial da Só Homens Cia. de Dança do Piauí que apresentou seus trabalho de forma livre como convidados especiais, A Cia. Equilíbrio de Dança apresentou o solo Teresinança com Valdemar Santos. O Festival é sem duvida um grande evento no Pais e precisa ser vivido por mais profissionais, é incrível o numero de participastes, tanto no palco como na platéia. è bom ver a dança praticada e apreciada é bom também fazer uma troca como essa onde, aprende-se muito, vivi-se muito, troca-se contatos e experiências, festeja a Dança, grande e verdadeiro motivo de nosso encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição!