domingo, 1 de novembro de 2009

II Conferencia Municipal de Cultura de Teresina



Sexta e sábado foram dias de conferencia, na abertura que aconteceu na Casa da Cultura de Teresina exatamente na sala de dança daquela casa, sendo único representante da dança no evento e pelo numero mínimo de Participantes pude constatar que os artistas piauiense ainda não abriram os olhos para a importância de se articular e buscarem juntos melhorias para a classe realmente um pensamento muito universal e certamente demore um pouco para até que todos compartilhem desse pensamento, é verdade que paralelo tinha o festival de Teatro de Floriano o que de certa forma dispersou a galera. Tudo começou com o cerimonial da PMT hino oficial e palavras de Cinéas Santos, Sonha Terra e Silvio Mendes respectivamente, foi intenso o tom do discurso de ambos cada um da sua forma falou tudo aquilo que ouvimos sempre, o potencial da cultura e sua importância na formação de uma sociedade mais justa e democrática, falar que a cultura não é mais só a cereja em cima do bolo e sim o bolo, é belo e lúdico, é poético e até romântico.






Por que ainda vemos a cultura como algo distante caro e inatingível, precisamos incluir na formação básica de todos, parece simples e é.
Nos dias 26 e 27 de novembro acontece a conferencia estadual e em seguida a Nacional, está acontecendo uma grande mobilização dos movimentos culturais, artistas e governo para o entendimento de cultura que interaja com outras áreas e que seja desenvolvida e entendida como eixo de desenvolvimento. Outro ponto a ser pensado é no acesso aos bens culturais, como podemos garantir ao cidadão a oportunidade desse acesso? Os governos são temporários, já a cultura permanece e se fortalece sempre.



Como já contava Elis Regina: vivendo e aprendendo a jogar....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição!