sábado, 23 de janeiro de 2010

No primeiro encontro depois de formado e aprovado os delegados e suplentes do setorial dança.

No primeiro encontro depois de formado e aprovado os delegados e suplentes do seguimento dança, tivemos a presença dos delegados Valdemar Santos, Maurea Oliveira, Sidh Ribeiro e dos suplentes Déborah Radassi, Weyla Carvalho e Nayara Fabrícia. Como combinamos que todos dessem uma lida no texto base da II Conferencia Nacional de Cultura que está disponível no blog: http://blogs.cultura.gov.br/cnc/ a discussão se iniciou com breve apanhado da situação em que nos encontramos tendo em vista que outros estados já estão com suas discussões mais avançadas. Constatamos que esse é o processo de problematizarão e diagnóstico da Dança no Estado.

Esse encontro serve pra que a classe determine: prioridades e valores, instituir políticas de investimento e financiamento, que através de uma visão aprofundada da realidade, consigamos coletar dados que serviram de suporte para criação de nossas propostas. Sair dessa visão provinciana, abrir a percepção e fazer um discurso geral, para depois definir os argumentos que serão apresentados na pré-conferencia.

O tema geral do texto base é: CULTURA, DIVERSIDADE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO e se tivermos um discurso fundamentado através deste, possamos ainda mais despertar argumentos e explanar nossos conceitos que estão diretamente ligados a realidade, se é que isso nos dá a base para prosseguir esse processo sem deixar de lado nosso objetivo principal.

Muitas questões foram levantadas, uma conversa muito rica e produtiva mais vai apontar as questões que consideramos mais relevantes como:

Realizar diagnóstico da dança nos Estado. Necessidade de coletar dados nas instituições culturais e de alguma forma buscar fazer um arquivo histórico (banco de dados), que acreditamos ser de grade valia para a classe, pois deixar documentada (Não apenas documentar, mas pode aproximar essas pessoas e fazê-las sentir se parte do cenário) uma história que vem se construindo num processo rico e gradual mais que ainda não foi registrado, pensamos que talvez seja esse um momento de mudar essa realidade e certamente termos o conhecimento mais aguçado, sem deixar que a desistência de seus valores aconteça.

É importante saber quais municípios desenvolvem dentro de suas políticas ações voltadas para a dança e partir daí estudar o espaço social para elaboração de estratégias para garantir essas políticas publicas voltada para dança.

Iniciar a construção de um texto de apresentação, explicitando pontos relevantes a cerca da diversidade e complexidade cultural da dança.

Como a dança sucede no estado? Sabemos que ela não esta voltada só para assumir os projetos sociais e cumprir com a agenda de espetáculos. Principalmente para nós professores e profissionais da área que não temos a formação acadêmica, para tanto, temos a consciência de que a dança é muito mais que educação, e através dela conscientizamos para uma agregação maior de valores reconhecidos. Vamos pensar mais em criar essas instancias entre políticas culturais e educacionais.

Em virtude de uma formação construída de forma livre, levantamos a questão de descobrir uma forma permanente de capacitação (formação mesmo, q seja institucional ou não, isso é pra discutir), para que o profissional tenha sempre a oportunidade de estudar.

Outra questão levantada foi sobre a forma como se desenvolver, ou se pensa a dança dentro dos projetos sociais, como mais cultura, mais educação etc. (Acho q foi mais forte a discussão sobre a dança e a educação, como aliar essas duas forças para desenvolvimento do social, do cidadão...)

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