terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mobilizando-se nacionalmente

Aconteceu hoje pela manhã no auditório do BNB uma Vídeo-Conferencia, que pretendia esclarecer assuntos referentes aos critérios para participação da II Conferencia Nacional de Cultura, também uma avaliação do Ministério da Cultura a cerca da possibilidade de mobilização dos setores artísticos que precisão da representação de delegados nas 19 linguagens para discussão nacional que acontecerá em março em Brasilia.
Foi colocada, tendo em vista a pouca mobilização que os seguimento precisam encontrar formas par se fortalecerem e em conjunto discutir e buscar soluções. Será dessa froma que construiremos diretrizes para o Plano Nacional de Cultura Setorial, serão ao todo dez delegados em cada área.
o certo é que no Piauí essa mobilização está em desvantagem em consideração aos outros estados, a prova disso foi a pouca participação por parte dos artistas locais, tem uma falta de interesse no coletivo.

Competência dos Facilitadores Estaduais

O Ministério da Cultura e o Núcleo de Atenção Social à Cidadania e Educação – NASCE assinaram parceria para o apoio técnico na realização da II Conferência Nacional de Cultura.
Nesse sentido, o NASCE realizou a seleção de colaboradores que estão nos estados como “Facilitadores”, acompanhando e contribuindo com a realização da II Conferência Nacional de Cultura nas etapas municipal, estadual e do Distrito Federal.
Os facilitadores selecionados participaram em Brasília, nos dias 20 e 21 de agosto, de uma Oficina de Capacitação, objetivando sua qualificação nos temas da II CNC, com discussão sobre o Regimento Interno, Texto-Base, Orientações a municípios e estados, Metodologia e outros assuntos relacionados à organização das Conferências.
O papel dos facilitadores é o de articular junto à sociedade civil e instituições públicas locais a realização das conferências como um espaço de participação da sociedade, ampliando as atividades já desenvolvidas pelo Ministério da Cultura, em especial as Representações Regionais do MinC. Por outro lado, enquanto facilitadores do processo, poderão ainda contribuir com orientações sobre a metodologia que será desenvolvida na etapa nacional, que repercute nas etapas antecedentes, e prestar orientações diversas aos municípios, estados e Distrito Federal.
Os facilitadores serão credenciados por meio de comunicação do Comitê Executivo Nacional e pelas Representações Regionais do MinC aos Órgãos gestores de cultura e poderão ser identificados no endereço
http://blogs.cultura.gov.br/cnc/facilitadores-do-minc/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição!