quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Recesso

Então mais um ano se finda, nossas esperanças se renovam e cresce a crença em um ano novo feliz e repleto de realizações. Que bom que um ano acaba e logo vem outro que trás com ele muitos sonhos e vontades, muitas expectativas e necessidades. Vem mais um ano repleto de cara á tapa, de dias melhores e aflição, um ano como qualquer outro, nada mais que 365 dias, que não param e não querem saber seu estado emocional ou mesmo físico. Um ano jamais esperou um pouquinho para que eu pudesse concluir algo muito importante para mim, fazendo com que aquele momento de aflição passe rápido e que o orgasmo dure mais.

Dois mil e nove se vai, deixando como qualquer outros ano experiência e exemplo, dias inacabáveis, horas que passam com pressa. Pessoas que não te ver, vc que não ver pessoas...

Tudo é muito relativo, menos o fato de que toda ano acaba para outro nascer, e de que qualquer ano desses acabe pra vc, isso acontece para que vc tome outra dimensão e entenda que a vida é uma passagem para algum lugar bem melhor, um lugar como esse que estamos, com arte, e pessoas de todas as formas.

Que dois mil e dez venha com mais realizações e evoluções, que seja um ano onde todos possam desenvolver seus trabalho de forma profissional, com parceria e entendendo que tudo é passageiro e que é necessário se voltar para coisas realmente importantes. Viva a dança que em dois mil e nove cresceu muito, sei que ainda precisamos crescer bastante, estudar e valorizar os futuros profissionais que estamos formando, sei também que ainda precisamos entender a arte não como algo particular que faço para expor minhas idéias par o mundo, mais principalmente como força motora que existe independente de mim, ou seja arte não perticular, ela é publica pertence ao mundo é feita e pensada para alcançar o mundo, é um ponto dentro de uma infinidade de informações e idéias. Por tanto precisa ser pensada e entendida como universal, atemporal e até mesmo imoral.
QUE VENHA DOIS MIL E DEZ

domingo, 13 de dezembro de 2009

O Projeto “Dançando onde o povo está” encontra-se em fase de realização, levando para a cidade de Bom Jesus (cidade a extremo sul do Piauí, cerca de 650km de Teresina) a segunda ação. O projeto ainda atinge as cidades de Amarante, Monsenhor Gil e Parnaíba, e foi aprovado no Sistema de Incentivo Estadual a Cultura (SEIC) 2008, as ações começaram no começo de novembro na Vila da Paz em Teresina, com oficinas, palestras e apresentação na Praça Pública.

O projeto prevê além da apresentação do espetáculo que conta a história da Cia. Equilíbrio de Dança nesses dez anos de existência, duas oficinas ministradas por Luis Carlos Vale e Valdemar Santos voltadas para alunos de escola publicas que podem ali, receber uma introdução sobre conceitos, princípios e fundamentos tendo como base os conceitos da Dança Criativa, que trabalha de forma livre os elementos da dança: CORPO, ESPAÇO TEMPO E FORÇA, mostrando aos participantes algumas ferramentas para a exploração desse elementos assim como apresentado a dança de forma prazerosa orgânica e natural. A partir do principio de que para dança só é necessário ter um corpo. Esse encontro se conclui com um ensaio aberto promovido pela companhia Equilíbrio de Dança aos participantes das oficinas, fechando com o espetáculo na Praça, para o publico em geral.

É uma importante fase para a companhia que acredita nesse projeto como forma de amadurecimento profissional, no sentido em que possibilita a companhia mostrar seus trabalhos para diferentes públicos no interior do Piauí, tendo em vista que as ações em dança no estado se concentram só na Capital deixando todo estado desassistido, nesse projeto a busca é exatamente contraria, é levar até as pessoas um espetáculos de dança, duas oficinas e palestras-ensaio aberto. É importante também a parceria estabelecidas com as prefeituras e abrindo espaço para que novas ações sejam pensadas e executadas no interior do estado.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Dando continuidade ao projeto “Dançando onde o povo está”. A Cia. Equilíbrio de Dança realiza nos dias 13 e 14 de dezembro em Bom Jesus

Dando continuidade ao projeto “Dançando onde o povo está”. A Cia. Equilíbrio de Dança realiza nos dias 13 e 14 de dezembro em Bom Jesus oficinas de dança e apresentação do espetáculo de dança que conta história da companhia, apresentando uma panorâmica da dança produzida no Piauí.
A Companhia Equilíbrio de Dança comemorou em 2009, dez anos de existência com um trabalho de fomento e profissionalização da dança no Estado, foi a companhia mais aplaudida e festejada nos últimos anos, sendo também espaço democrático de inserção de profissionais no mercado de trabalho, muitos dos profissionais que hoje desenvolvem um trabalho de vanguarda tiveram suas primeiras experiência na companhia, o que fez com que a Cia. Equilíbrio se tornasse um local democrático de experimentos, estudo e produção.





O Patrocínio do Governo do Estado por maio do Sistema Estadual de Incentivo a Cultura (SIEC) possibilitou a companhia comemorar seus dez anos de história de forma bem democrática levando para cinco cidades do Piauí oficinas, palestras e espetáculos de dança em escolas municipais nas cidades: Teresina, Bom Jesus, Amarante, Parnaíba e Monsenhor Gil, em novembro o projeto teve lançamento na Vila da Paz em Teresina, com grande sucesso e apoio da população, agora o projeto está em Bom Jesus e desde hoje(11/12/2009) uma equipe de produção e profissionais de dança preparam terreno para realização de suas atividades.




É importante salientar a parceria estabelecidas com as prefeituras contempladas com o projeto o que abri espaço para que novas ações sejam pensadas e executadas no interior do estado, tendo em vista que as ações no Piauí só são desenvolvidas na Capital, deixando nosso interior fora desse processo de crescimento e fomento a Dança.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Sem duvidas o corpo é um instrumento ilimitado de possibilidades e pensamentos.

A dança é a poesia do corpo, é a melodia da vida. O corpo escreve nossa história.
local onde mora nossa almas, onde são fabricados nossos pensamentos.
Espaço inseparável, local onde são produzidas nossos sentimentos e sensações pessoais e como CPF pessoal e intransferível.












FEIRA POPULAR DE DANÇA

A dança do Piauí vem ao longo dos anos se desenvolvendo de forma cada vez mais profissional, são inúmeros os prêmios conquistado e as participações em diversos festivais como Joinville, Brasília, Belém, Berlim (Alemanha), Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Mar Del Plata,(Argentina) entre outros, sempre com grande destaque e representando o Piauí com muito talento e autenticidade. No entanto o Piauí, nesse caso “Teresina” ainda desconhece os bailarinos, coreógrafos e companhias que representam nossa dança mundo a fora.

Com o projeto Feira Popular de Dança levaremos para os Mercados Públicos de Teresina inúmeras apresentações de dança uma forma de popularizar a dança e de proporcionar a população local o consumo artísticos dos nossos bens culturais, além de fortalecer as relações entre os artistas participantes, dessa forma contribuir também para fortalecimento do movimento na cidade. Serão oito Mercados em diferentes bairros que terão suas rotinas mudadas através de uma vitrine de arte que serão consumidas de forma gratuita.

De acordo com diagnostico feito pelos profissionais da área, a dança do Piauí está muito bem nos eventos do ramo, porém em Teresina o publico em geral ainda a desconhecem . A proposta do projeto Feira Popular de Dança é fazer um trabalho de divulgação da dança em Teresina e dessa forma contribuir para seu fortalecimento e divulgação.

Teresina tem cerca de 802.534 habitantes acreditamos com esse projeto fazer com a dança seja consumida por mais ou menos 12.000 em cada bairro o que daria um total de 96.000 pessoas. É certo que os mercados públicos são locais com grande movimento de pessoas e que esse numero pode ser maior por conta de toda divulgação que será feita nos bairros envolvidos. Por serem locais de fácil acesso e de grande circulação acreditamos que talvez essa seja uma ação necessário no momento em que a dança não consegue levar publico para suas apresentações nas Casa de Espetáculos da Cidade.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Entrevista Jornal Diário do Povo


Espetáculo de dança promove inclusão

Espetáculo será levado para várias vilas de Teresina

Idealizado pelo bailarino e coreógrafo Luís Carlos Vale, o Projeto Duo em Tripé foi o único projeto contemplado em arte cênica categoria dança no Piauí, no Programa BNB de Cultura - Edição 2010 - Parceria com BNDES. O dueto é um trabalho entre uma pessoa portadora de necessidade especial (cadeirante), Meirilane Dutra e o idealizador do projeto, que fará sua estréia em setembro do próximo ano, no "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência".

A idéia nasceu ainda em 2005 dentro do Projeto Dança Eficiente, oportunidade em que o coreógrafo reuniu mais de oito cadeirantes no que denominou "Desafio sobre Rodas". Luís Carlos conta que dessa experiência foi revelada uma afinidade entre ele e a cadeirante Meirilane Dutra e juntos resolveram montar o espetáculo.

De acordo com o coreógrafo Luís Carlos Vale, o projeto traz um trabalho de exibição de dois corpos distintos em suas peculiaridades da natureza humana, que se despem dos preconceitos presente no mundo, fazendo do corpo um instrumento de comunicação útil. "Nossa proposta é atingir a comunidade periférica de Teresina, com uma manifestação significativa, mudando um dado do ambiente de vida. Portanto, iremos levar o espetáculo para várias vilas da cidade", explicou.

A proposta visa ainda opor-tunizar as pessoas com deficiência a desenvolver e expor seus potenciais artísticos, elevando a auto-estima e oferecendo ao público oportunidade de lazer e cultura com apresentações de espetáculo de dança seguida de palestra e debate. Diante disso a idéia é promover uma reflexão e fazer o publico entender as dificuldades e possibilidades dos Portadores de Necessidades Especiais.

O cronograma já prevê apresentação nas vilas Maria, Vila da Paz, Vila Irmã Dulce, Vila do Avião e Vila Operária. O circuito de atividades deverá iniciar logo após a estréia do espetáculo a partir do dia 21 de setembro de 2010.

"Esperamos que as pessoas que moram nessas vilas sejam valorizadas e tenham acesso a um bem cultural de qualidade. Nossa proposta é fazer com que a arte deixe de ser apresentada somente em teatros, mas que saiam para as periferias, espaços tão carentes, não apenas de infra-estrutura, saúde, educação, mas também de lazer e cultura", pontuou Luís Carlos.

http://www.diariodopovo-pi.com.br/galeria_materia.php

http://180graus.brasilportais.com.br/cultura/espetaculo-de-danca-em-teresina-promove-inclusao-socialconfira-269310.html

Entrevista para Liliane Pedrosa, Jornal Meio Norte

Como surgiu o grupo?
A Cia. Equilíbrio de Dança surgiu em 1999 no NAICA do Dirceu, como ministrava aulas la para crianças de 07 a 14 anos, sentia falta de uma continuidade como se no momento em que a adolescente entre em um estado de descobertas e desejos, o projeto abria mão dela para que entrassem outras. Ficava muito aflito com aquela situação, eram muitas que queriam continuar mais o projeto não contemplava, comecei por conta própria continuar com as aulas para algumas que insistiam em continuar e que não viam uma forma de continuar sem a atividade, como também fui carente de professor na infância e só comecei a dançar com 18 anos, a melhor atitude era continuar com trabalho com quem estava afim, fiquei dando aula pra turma a noite, depois que terminava o expediente normal. Começamos com 14 pessoas desse hoje estão Eu, Elizabeth Battlai e Luis Carlos Vale até hoje. dez anos depois muita gente já passou como o José Nascimento que hoje é do Balé da Cidade, a Jusandra Sobreira que hoje está na Cia. Luzia Amélia, também Elielson Pacheco no Núcleo do Dirceu, todos contribuíram e fizeram sua parte para o crescimento da Cia. Entramos para história da dança no Piauí como a primeira companhia independente a se manter criando e produzindo por mais de dez anos ininterruptos. Isso nos deixa felizes e nos prova que vamos no caminho certo.

Que dificuldades vcs enfrentaram ao longo desses anos?

Se for citar as dificuldades passaria horas, prefiro falar um diagnóstico, é fato de que precisamos ir para fora pra poder ser respeitado aqui, eu fiz capacitação técnica na Faculdade Angel Vianna no Rio de janeiro por minha conta, juntei uma grana e fui estudar e foi sem duvida a coisa mais importante que pode fazer por minha vida profissional lá tive contatos com profissionais de renome como Andréia Marciel, Paulo Caldas, Angel Vianna, Marcele Sampaio, Helena Saldanha, pude ver muitos espetáculos e trocar informações com inúmeros profissionais, foram os seis meses mais intensos da minha vida, penso em fazer isso novamente em breve. Outra coisa é o publico difícil de ir pro teatro de consumir, aqui não se consome dança, as pessoas não valorizam isso, o bom disso é que precisamos elaborar estratégias para trazer as pessoas pro nossos espetáculos e de alguma forma apresentar nosso trabalho com dignidade. Nos últimos anos vemos nos apresentando em lugares alternativos como Estação Ferroviária e Casa da Cultura, agora nesse ano aprovamos um projeto no Sistema Estadual de Incentivo a Cultura (SIEC) e estamos com apoio da FUNDAC na realização do projeto Dançando Onde o povo está, que faz um circuito de apresentações e oficinas em cinco cidades do Piauí. Parnaíba, Bom Jesus, Amarante, Monsenhor Gil e Teresina, aqui jpa fizemos vamos agora no dia 12 para Bom Jesus as outras cidades acontecem na segunda fase do projeto entre janeiro e fevereiro de 2010.

Quias as produções mais importantes? Você poderia falar sobre elas? A Cia chegou a ganhar algum prêmio? Participar de festivais fora do Piauí?
Étnico 2001
Por baixo dos panos 2003
O espaço quando ninguém vê 2004
Lendário Piauiense 2005
A vida intima de uma galinha 2006
Quatro 2007
Todo Lado 2008
Teresinança 2010

Diria que fazer por exemplo parte da programação local do Circuito Cultural Banco do Brasil por três vezes, ser convidado especial jurado e ministrar oficinas no Festival Dança Pará por três anos consecutivos, Prêmio Klauss Vianna de dança com projeto Dançando Cresço e apareço, Premio do SIEC Dançando onde o povo está e Dança Eficiente, Lei A. Tito Filho Estudo sobre o corpo Nº0224, são alguns dos prêmios também do Festival de Dança de Teresina, Fortaleza, São Luis, Rio de Janeiro e Monsenhor Gil.


Quais os projetos para 2010?

daremos continuidade ao projeto Dançando onde o povo está, indo as cidades de Amarante, Parnaíba e Monsenhor Gil, além das capacitações permanentes com aulas e oficinas que acontecem terças e quintas na casa da cultura de Teresina, também temos a criação do espetaculo MEU CORPO NÃO É MUDO com a Dança Eficiente, e do Estudo Sobre o corpo Nº 0224. vamos também continuar com a mostra Piauí Dança em diversas ruas de Teresina em parceria com mais sete companhias locais é um coletivo que pretende criar uma plataforma de exibição da dança do Piauí para o publico do Piauí, è um bom projeto que pretende trabalhar em coletivo, melhorando nossas relações e fazendo com que os grupos se conheçam mais profissionalmente o que também fortalece nosso trabalho de formação de publico para a dança.




Atualmente o que estão fazendo? Desenvolvem algum trabalho social?

Com as cadeirantes da Cia. Dança Eficiente e na Escola de Dança Nação Tremembé do Teatro do Boi com 311 crianças da zona norte, também vou começar um trabalho em Amarante que é minha terra natal e que conquistou do Governo Federal um Ponto de Cultura, ganhando um estrutura financeira e fisica para desenvolver diversas atividade culturais, fui convidado para coordenar a dança estou muito empolgado comesse projeto, também estou desenvolvendo um projeto do Instituto UNIBANCO na Unidade Escolar Higino Cunha em Timom, lá é com alunos do ensino médio.




Obrigada
Liliane Pedrosa