quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Entrevista Jornal Diário do Povo


Espetáculo de dança promove inclusão

Espetáculo será levado para várias vilas de Teresina

Idealizado pelo bailarino e coreógrafo Luís Carlos Vale, o Projeto Duo em Tripé foi o único projeto contemplado em arte cênica categoria dança no Piauí, no Programa BNB de Cultura - Edição 2010 - Parceria com BNDES. O dueto é um trabalho entre uma pessoa portadora de necessidade especial (cadeirante), Meirilane Dutra e o idealizador do projeto, que fará sua estréia em setembro do próximo ano, no "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência".

A idéia nasceu ainda em 2005 dentro do Projeto Dança Eficiente, oportunidade em que o coreógrafo reuniu mais de oito cadeirantes no que denominou "Desafio sobre Rodas". Luís Carlos conta que dessa experiência foi revelada uma afinidade entre ele e a cadeirante Meirilane Dutra e juntos resolveram montar o espetáculo.

De acordo com o coreógrafo Luís Carlos Vale, o projeto traz um trabalho de exibição de dois corpos distintos em suas peculiaridades da natureza humana, que se despem dos preconceitos presente no mundo, fazendo do corpo um instrumento de comunicação útil. "Nossa proposta é atingir a comunidade periférica de Teresina, com uma manifestação significativa, mudando um dado do ambiente de vida. Portanto, iremos levar o espetáculo para várias vilas da cidade", explicou.

A proposta visa ainda opor-tunizar as pessoas com deficiência a desenvolver e expor seus potenciais artísticos, elevando a auto-estima e oferecendo ao público oportunidade de lazer e cultura com apresentações de espetáculo de dança seguida de palestra e debate. Diante disso a idéia é promover uma reflexão e fazer o publico entender as dificuldades e possibilidades dos Portadores de Necessidades Especiais.

O cronograma já prevê apresentação nas vilas Maria, Vila da Paz, Vila Irmã Dulce, Vila do Avião e Vila Operária. O circuito de atividades deverá iniciar logo após a estréia do espetáculo a partir do dia 21 de setembro de 2010.

"Esperamos que as pessoas que moram nessas vilas sejam valorizadas e tenham acesso a um bem cultural de qualidade. Nossa proposta é fazer com que a arte deixe de ser apresentada somente em teatros, mas que saiam para as periferias, espaços tão carentes, não apenas de infra-estrutura, saúde, educação, mas também de lazer e cultura", pontuou Luís Carlos.

http://www.diariodopovo-pi.com.br/galeria_materia.php

http://180graus.brasilportais.com.br/cultura/espetaculo-de-danca-em-teresina-promove-inclusao-socialconfira-269310.html

Um comentário:

  1. parabens para a dança do Piauí, que a cada ano conquista mas espaço e prestígio. valeu.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua contribuição!