sábado, 27 de fevereiro de 2010

Aconteceu hoje (27/02) o primeiro ensaio aberto do novo espetaculo do projeto "Dança Eficiente" aconteceu na reunião da Associação dos Cadeirante do Município de Teresina, onde pudemos mostrar um trecho desse novo trabalho que tem estréia prevista para março dentro da programação do Artes de Março, em seguida o espetaculo vai a 05 prédios públicos com acessibilidade.







Estamos repletos de sentimentos e sensações, um trabalho de possibilidades e descobertas onde, cada movimentação traz um outro olhar para os corpos, repletos de limitações, mais que consegue desenvolver sua dança de forma harmônica e em melodia com a musica.


Os textos da Clarice Lispector abre espaço para explorar-mos os corpos em outra perspectiva, a dança clássica ficou sendo base do trabalho e trilha perfeita para exploração dos movimentos.




"Não quero ter a terrível limitação de quem só vive do que é passível de ser vivido, eu não. Quero uma verdade inventada." (Clarice Lispector)











segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

DAS PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAS DE CULTURA

As Pré-Conferências Setoriais de Cultura terão os seguintes objetivos:
I – Promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões;
II – Fortalecer e facilitar a formação e o funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, investidores e ativistas culturais;
III – Debater e encaminhar propostas relativas ao temário da II CNC;
IV – Debater as diretrizes e ações específicas para cada segmento, de forma a contribuir com a formulação e avaliação dos respectivos Planos Nacionais Setoriais de Cultura;
V – Eleger os delegados setoriais das cinco macrorregiões brasileiras para a II CNC, representantes das áreas técnico-artísticas e de patrimônio cultural com assento no Plenário do CNPC;
VI – Instalar os colégios eleitorais setoriais, responsáveis pela eleição dos membros dos Colegiados Setoriais instalados no âmbito do CNPC, bem como pela elaboração de listas tríplices com indicação de nomes que comporão a representação setorial do Plenário do CNPC; e
VII – Eleger os membros dos Colegiados Setoriais constituídos no âmbito do CNPC para o exercício do mandato referente ao biênio 2010/2011, nos termos do Regimento Interno do CNPC.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cia. Dança Eficiente em ação

No novo trabalho intitulado "meu corpo não é mudo" a cia. dança eficiente traz um novo olhar sobre o trabalho com corpos de pessoas com deficiência, no momento em que expõe e utiliza o corpo como ferramenta para expressar sua arte. Neve vídeo podemos ver Mairilane em ação no solo em que desenvolve dentro do trabalho.


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PLANO SETORIAL DE DANÇA

Como é de seu conhecimento, as Pré-Conferências têm por objetivo discutir as propostas dos Planos Nacionais Setoriais – elaboradas pelos Colegiados Setoriais –, os temas propostos para a II Conferência Nacional de Cultura, eleger os delegados que participarão dessa II Conferência, além de promover a renovação do Colegiado Setorial de sua área.
A fim de disponibilizar as informações sobre as Pré-Conferências.

Segue abaixo documentos.

Propostas dos Planos Nacionais de Dança:

EIXO 1

FORTALECER A AÇÃO DO ESTADO NO PLANEJAMENTO E NA EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS CULTURAIS


1.1 Implantar mecanismos de ação direta para o desenvolvimento dos eixos de pesquisa, circulação, produção e manutenção de grupos e companhias de dança.

1.1.1 Estimular a criação de editais no âmbito dos estados e municípios voltados à pesquisa, produção, circulação e manutenção de grupos e companhias.

1.2 Ampliar e definir programas com dotação orçamentária específica para a dança com o aumento exponencial dos recursos diretos e indiretos, públicos e privados de financiamento

1.2.1 Implantar mecanismos democráticos e transparentes de acesso a recursos de fundos federais garantindo a continuidade de programas para o setor, como por exemplo: Prêmios, Bolsas de Estímulo à Pesquisa Prática e Teórica.

1.2.2 Criar um Fundo Nacional de Dança.

1.3 Adotar estratégias de formação de público e difusão da produção de dança

1.3.1 Desenvolver políticas de evento com vistas à regularidade de fluxos, agendas e estabilidade de ação.

1.3.2 Ampliação e continuidade de Programas de Apoio a Festivais, Encontros, Seminários e Fóruns.

1.4 Estabelecer mecanismos democráticos e transparentes voltados para o intercâmbio de profissionais da área e a circulação de grupos e companhias nacional e internacionalmente.

1.4.1 Estabelecer uma política cultural de intercâmbio internacional, que inclua a área da dança, gerida pelo Poder Público e pela sociedade civil, e que objetive a participação de grupos, companhias nacionais e outros profissionais da área em festivais e eventos no exterior.

1.4.2 Estimular a publicação de editais que tenham como objeto a concessão de passagens nacionais e internacionais

1.5 Desenvolver processos colaborativos entre as instâncias federal, estadual e municipal para adoção de políticas complementares

1.5.1 Promover a colaboração entre as instâncias federal, estadual e municipal no planejamento e gestão das políticas públicas para a dança através do Sistema Nacional de Cultura.

EIXO 2

INCENTIVAR, PROTEGER E VALORIZAR A DIVERSIDADE ARTÍSTICA E CULTURAL BRASILEIRA


2.1 Realizar mapeamento da área da dança, de forma a identificar estatisticamente os diversos elos da cadeia produtiva de forma ampla e transparente

2.1.1 Realizar pesquisa de campo e levantamento de dados sobre a produção de dança nos diversos estados, de acordo com os seguintes critérios: produção artística, eventos, bolsas de pesquisa, ensino, organizações de classe, publicações e mapeamento de público, entre outros

2.1.2 Criar uma rede digital com o objetivo de difundir as informações e/ou mapeamento sobre a dança no Brasil

2.2 Criar uma política específica direcionada à memória e difusão da dança

2.2.1 Criar editais específicos de apoio às pesquisas e publicações na área da dança, em mídia digital ou impressa.

2.2.2 Criar centros de referência e acervos direcionados à preservação, memória, divulgação de pesquisa e informação na área da dança, direcionados à democratização do acesso. Garantir a criação de, pelo menos, um centro de referência em cada região do país.

2.2.3 Realizar atividades que contribuam para manter viva a memória da dança, nas suas diversas formas de expressão, estimulando a realização de eventos, a edição e publicação de livros e de periódicos, o estabelecimento de bancos de dados e mídias digitais, entre outros

EIXO 3

UNIVERSALIZAR O ACESSO DOS BRASILEIROS À FRUIÇÃO E À PRODUÇÃO CULTURAL


3.1 Garantir o acesso ao ensino da dança como linguagem artística desde o ensino fundamental até o ensino superior.

3.1.1 Garantia do acesso ao ensino da dança como linguagem artística desde o ensino fundamental até o ensino superior.

3.1.2 Promover a contratação de docentes com graduação em licenciatura plena na área da dança para ministrar disciplinas específicas e/ou desenvolver projetos específicos nas escolas públicas e privadas.

3.2 Ampliar a oferta nas instâncias públicas e privadas para a formação do profissional em dança em nível técnico e superior.

3.2.1 Estimular a implantação de cursos técnicos e superiores de dança, em instituições públicas e privadas, nos estados e municípios.

3.2.2 Estimular a destinação de recursos nas escolas e universidades públicas para instrumentalizar o ensino técnico e superior de dança.

3.2.3 Garantir a concessão de bolsa-trabalho/arte e a destinação de verbas que consolidem as pesquisas na área de dança

3.3 Integrar programas do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação para implantação de ações que articulem a produção artística, cultural e educativa na área de dança

3.3.1 Criar programas integrados de ações culturais e educativas entre MinC e MEC

3.3.2 Estabelecer programas de bolsas de estudo para o aprimoramento de artistas e técnicos no exterior.

3.4 Promover a integração entre as instituições educacionais e culturais

3.4.1 Criar programas que promovam a permanente integração e troca de informações e conhecimentos entre as instituições educacionais e culturais, com o desenvolvimento de políticas que estimulem a formação do público em geral.

EIXO 4

AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DA CULTURA NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO SUSTENTÁVEL


4.1 Construir um canal institucionalizado, em âmbito federal, para discutir e aprimorar a legislação que dispõe sobre a regulamentação da profissão de artista

4.1.1 Realizar estudo para revisão da legislação que rege as atividades artísticas, em especial dos profissionais da dança.

4.1.2 Realizar Seminários Nacionais periódicos sobre as questões trabalhistas relativas à área da dança

4.2 Adequar a estrutura tributária legal específica para a produção artística

4.2.1 Estimular o constante debate acerca da legislação tributária de forma a contemplar as especificidades da produção artística, considerando a sua sazonalidade.

4.2.2 Inclusão da atividade artística no regime do “Simples”.

EIXO 5

CONSOLIDAR OS SISTEMAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO DAS POLÍTICAS CULTURAIS

5.1 Capacitar gestores públicos, privados e independentes na área de dança.

5.1.1 Estimular a presença de profissionais especializados em dança nas gestões federais, estaduais e municipais.

5.2 Implantar mecanismos transparentes e acessíveis de acompanhamento da gestão pública

5.2.1 Ampliar e atualizar o sistema de acompanhamento das informações e dados relativos às ações, editais e recursos econômicos da área cultural, de forma a garantir a transparência e o acompanhamento dos processos em curso.

DOCUMENTO BASE:
Secretaria de Políticas Culturais - SPC
Fundação Nacional de Artes – FUNARTE
Câmaras Setoriais de Dança

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010


VOLTAMOS
COM
MAIS
INFORMAÇÕES
DEPOIS
DO
CARNAVAL
BOAS FESTAS A TODOS
E TODAS
NÃO
ESQUEÇAM
A CAMISINHA!!!!!

NOVIDADES DEPOIS DA QUARTA DE CINZAS...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

DIA 04 DE FEVEREIRO TEREMOS AS 9H NA SALA TORQUATO NETO A REUNIÃO PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS QUE SERÃO LEVADAS PARA A PRÉ-CONFERENCIA NACIONAL DE CULTURA QUE ACONTECERÁ NOS DIAS 22 E 23 DE FEVEREIRO EM BRASÍLIA.

A Delegação de dança formada por: Valdemar Santos, Maurea Oliveira, Nayara Fabrícia, Sidh Ribeiro, Weila Carvalho e Beborah Radassi, fizeram quatro encontro onde foram discutidos o texto base da Conferencia Nacional de Cultura e condensamos em quatro objetivos que pretendemos apresentar com proposta de trabalho para a Dança no Piauí.




ESSES FORAM OS OBJETIVOS:

* Criar um programa de incentivo que visem pesquisas em manifestações culturais resultando em um banco de dados sobre a história da dança no Piauí.

* Implantar qualificação permanente dos profissionais de dança em nível técnico, tecnólogo e superior (licenciatura e bacharelado), residências artísticas, intercâmbio (bolsas de estudo) junto ao MinC e Ministério da Educação em parceria com as instituições estaduais, municipais, federais e iniciativa privada.

* Ampliar o acesso de dança no estado com parcerias entre o governo estadual, municipal através das suas Secretarias de Cultura e Educação.

* Garantir mecanismos de ampliação do mercado de trabalho e valoração do profissional-artista da dança, abrangendo entre outras coisas a disponibilização de espaços que viabilizem a fruição e difusão das criações artísticas.




Precisamos fiscalizar, questionar e sugerir na forma como vem sendo desenvolvido o ensino da dança, é fundamental que tenhamos parâmetros para esse ensino e capacitação profissional, precisamos de regulamentação respeitando a diversidade de valores e saberes, garantido a formação de qualidade. Portanto para perceber a Dança como uma arte e não simplesmente como uma simples movimentação organizada ou criativa, devemos observar, apropriar-se e defender seu surgimento, desenvolvimento e atual situação em que se encontra e suas possibilidades educacionais. Pois a Dança é uma forma de conhecimento, elemento essencial para a educação do ser social. A Dança pode mobilizar e educar de uma outra forma, mais companheira e menos opressora como as diversas pedagogias que foram desenvolvidas ao longo da formação humana. É fundamental descobrir meios da cultura dialogar com turismo, de descobrir forma da cultura crescer na proporção que cresce o turismo, apostar na parceria como forma de fortalecer o turismo cultural no estado, é sabido por todos que o turista busca a singularidade e originalidade, precisamos valorizar e potencializar o que temos de singular e original, buscar formas para que as políticas culturais, dialoguem com turismo e comunicação e forma que potencialize o todo.




Esse encontro serve pra que a classe determine: prioridades e valores, instituir políticas de investimento e financiamento, que através de uma visão aprofundada da realidade, consigamos coletar dados que serviram de suporte para criação de nossas propostas. Sair dessa visão provinciana, abrir a percepção e fazer um discurso geral, para depois definir os argumentos que serão apresentados na pré-conferencia.

O tema geral do texto base é: CULTURA, DIVERSIDADE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO e se tivermos um discurso fundamentado através deste, possamos ainda mais despertar argumentos e explanar nossos conceitos que estão diretamente ligados a realidade, se é que isso nos dá a base para prosseguir esse processo sem deixar de lado nosso objetivo principal.

Muitas questões foram levantadas, uma conversa muito rica e produtiva mais vai apontar as questões que consideramos mais relevantes como:

Realizar diagnóstico da dança nos Estado. Necessidade de coletar dados nas instituições culturais e de alguma forma buscar fazer um arquivo histórico (banco de dados), que acreditamos ser de grade valia para a classe, pois deixar documentada (Não apenas documentar, mas pode aproximar essas pessoas e fazê-las sentir se parte do cenário) uma história que vem se construindo num processo rico e gradual mais que ainda não foi registrado, pensamos que talvez seja esse um momento de mudar essa realidade e certamente termos o conhecimento mais aguçado, sem deixar que a desistência de seus valores aconteça.

É importante saber quais municípios desenvolvem dentro de suas políticas ações voltadas para a dança e partir daí estudar o espaço social para elaboração de estratégias para garantir essas políticas publicas voltada para dança.

Iniciar a construção de um texto de apresentação, explicitando pontos relevantes a cerca da diversidade e complexidade cultural da dança.

Como a dança sucede no estado? Sabemos que ela não esta voltada só para assumir os projetos sociais e cumprir com a agenda de espetáculos. Principalmente para nós professores e profissionais da área que não temos a formação acadêmica, para tanto, temos a consciência de que a dança é muito mais que educação, e através dela conscientizamos para uma agregação maior de valores reconhecidos. Vamos pensar mais em criar essas instancias entre políticas culturais e educacionais.

Em virtude de uma formação construída de forma livre, levantamos a questão de descobrir uma forma permanente de capacitação (formação mesmo, q seja institucional ou não, isso é pra discutir), para que o profissional tenha sempre a oportunidade de estudar.

Outra questão levantada foi sobre a forma como se desenvolver, ou se pensa a dança dentro dos projetos sociais, como mais cultura, mais educação etc. (Acho q foi mais forte a discussão sobre a dança e a educação, como aliar essas duas forças para desenvolvimento do social, do cidadão...)

Valdemar Santos,
Maurea Oliveira,
Nayara Fabrícia,
Sidh Ribeiro,
Weila Carvalho,
Beborah Radassi.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Hoje foi mais um dia de trabalho na Cia. Dança Eficiente, mais uma vez tivemos um momento de criação bem interessante, começamos trabalhando o solo que vem sendo executado por Meirilane, sendo que a Leonor faria junto com ela, o que deu resultado em um dueto, onde corpos com limitações bem especificas desenvolvendo uma movimentação alheia, de alguém com limites e liberdades diferentes, foi forte essa questão podemos ver que dentro desse trabalho existe ainda muitos panos nas mangas, precisamos esmiuçar as questões também ampliar e revelar as possibilidades.




Qual é o tempo ideal para realização de uma sequencia de movimentos?

Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que vc não conhece como mergulhei.

Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.

Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeto que sustenta nosso edifício inteiro.

Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.

(textos de Clarice Lispector)








A bailarina que dança se movimenta com sentimento e precisão, ela desenvolve de forma graciosa seu bailado. Ouve o ritmo e executa a movimentação dentro da melodia. Ela compreende muito bem as sequencias e as desenvolve com muita harmonia. Ela usa uma cadeira de rodas no lugar das pernas, tem a musculatura muito disponível mais muitas vezes não responde seu comando.



É verdade que as vezes precisa de uma mãozinha. Mais quem de nós não precisa?

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010