quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

DIA 04 DE FEVEREIRO TEREMOS AS 9H NA SALA TORQUATO NETO A REUNIÃO PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS QUE SERÃO LEVADAS PARA A PRÉ-CONFERENCIA NACIONAL DE CULTURA QUE ACONTECERÁ NOS DIAS 22 E 23 DE FEVEREIRO EM BRASÍLIA.

A Delegação de dança formada por: Valdemar Santos, Maurea Oliveira, Nayara Fabrícia, Sidh Ribeiro, Weila Carvalho e Beborah Radassi, fizeram quatro encontro onde foram discutidos o texto base da Conferencia Nacional de Cultura e condensamos em quatro objetivos que pretendemos apresentar com proposta de trabalho para a Dança no Piauí.




ESSES FORAM OS OBJETIVOS:

* Criar um programa de incentivo que visem pesquisas em manifestações culturais resultando em um banco de dados sobre a história da dança no Piauí.

* Implantar qualificação permanente dos profissionais de dança em nível técnico, tecnólogo e superior (licenciatura e bacharelado), residências artísticas, intercâmbio (bolsas de estudo) junto ao MinC e Ministério da Educação em parceria com as instituições estaduais, municipais, federais e iniciativa privada.

* Ampliar o acesso de dança no estado com parcerias entre o governo estadual, municipal através das suas Secretarias de Cultura e Educação.

* Garantir mecanismos de ampliação do mercado de trabalho e valoração do profissional-artista da dança, abrangendo entre outras coisas a disponibilização de espaços que viabilizem a fruição e difusão das criações artísticas.




Precisamos fiscalizar, questionar e sugerir na forma como vem sendo desenvolvido o ensino da dança, é fundamental que tenhamos parâmetros para esse ensino e capacitação profissional, precisamos de regulamentação respeitando a diversidade de valores e saberes, garantido a formação de qualidade. Portanto para perceber a Dança como uma arte e não simplesmente como uma simples movimentação organizada ou criativa, devemos observar, apropriar-se e defender seu surgimento, desenvolvimento e atual situação em que se encontra e suas possibilidades educacionais. Pois a Dança é uma forma de conhecimento, elemento essencial para a educação do ser social. A Dança pode mobilizar e educar de uma outra forma, mais companheira e menos opressora como as diversas pedagogias que foram desenvolvidas ao longo da formação humana. É fundamental descobrir meios da cultura dialogar com turismo, de descobrir forma da cultura crescer na proporção que cresce o turismo, apostar na parceria como forma de fortalecer o turismo cultural no estado, é sabido por todos que o turista busca a singularidade e originalidade, precisamos valorizar e potencializar o que temos de singular e original, buscar formas para que as políticas culturais, dialoguem com turismo e comunicação e forma que potencialize o todo.




Esse encontro serve pra que a classe determine: prioridades e valores, instituir políticas de investimento e financiamento, que através de uma visão aprofundada da realidade, consigamos coletar dados que serviram de suporte para criação de nossas propostas. Sair dessa visão provinciana, abrir a percepção e fazer um discurso geral, para depois definir os argumentos que serão apresentados na pré-conferencia.

O tema geral do texto base é: CULTURA, DIVERSIDADE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO e se tivermos um discurso fundamentado através deste, possamos ainda mais despertar argumentos e explanar nossos conceitos que estão diretamente ligados a realidade, se é que isso nos dá a base para prosseguir esse processo sem deixar de lado nosso objetivo principal.

Muitas questões foram levantadas, uma conversa muito rica e produtiva mais vai apontar as questões que consideramos mais relevantes como:

Realizar diagnóstico da dança nos Estado. Necessidade de coletar dados nas instituições culturais e de alguma forma buscar fazer um arquivo histórico (banco de dados), que acreditamos ser de grade valia para a classe, pois deixar documentada (Não apenas documentar, mas pode aproximar essas pessoas e fazê-las sentir se parte do cenário) uma história que vem se construindo num processo rico e gradual mais que ainda não foi registrado, pensamos que talvez seja esse um momento de mudar essa realidade e certamente termos o conhecimento mais aguçado, sem deixar que a desistência de seus valores aconteça.

É importante saber quais municípios desenvolvem dentro de suas políticas ações voltadas para a dança e partir daí estudar o espaço social para elaboração de estratégias para garantir essas políticas publicas voltada para dança.

Iniciar a construção de um texto de apresentação, explicitando pontos relevantes a cerca da diversidade e complexidade cultural da dança.

Como a dança sucede no estado? Sabemos que ela não esta voltada só para assumir os projetos sociais e cumprir com a agenda de espetáculos. Principalmente para nós professores e profissionais da área que não temos a formação acadêmica, para tanto, temos a consciência de que a dança é muito mais que educação, e através dela conscientizamos para uma agregação maior de valores reconhecidos. Vamos pensar mais em criar essas instancias entre políticas culturais e educacionais.

Em virtude de uma formação construída de forma livre, levantamos a questão de descobrir uma forma permanente de capacitação (formação mesmo, q seja institucional ou não, isso é pra discutir), para que o profissional tenha sempre a oportunidade de estudar.

Outra questão levantada foi sobre a forma como se desenvolver, ou se pensa a dança dentro dos projetos sociais, como mais cultura, mais educação etc. (Acho q foi mais forte a discussão sobre a dança e a educação, como aliar essas duas forças para desenvolvimento do social, do cidadão...)

Valdemar Santos,
Maurea Oliveira,
Nayara Fabrícia,
Sidh Ribeiro,
Weila Carvalho,
Beborah Radassi.

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