quinta-feira, 27 de maio de 2010

Amarante nossa de cada dia...




Iniciei nesse fim de semana passado (22,23/05) um projeto que pretende fazer a remontagem do Espetáculo "Amarante nossa de cada dia" um texto escrito por Josélia Soares e encenado pela Grupo de Teatro Amarantus, na década de noventa. O espetaculo na época teve muita repercussão e tinha a direção geral de Selma Bustamante que na época foi contratada pela Prefeitura para junto com o grupo produzir a peça. Eu era um dos integrantes do grupo no período e pude sentir de perto a grandiosidade da ação, hoje entendo melhor tudo e vejo a potência e importância do projeto e certamente foi crucial para muitas das minhas escolhas artísticas, foi depois desse trabalho que tive realmente a certeza que deveria continuar investindo na profissão e que era exatamente isso que queria para minha vida. Com o Grupo Amarantus pude viajar e apresentar por muitas vezes e lugares diferentes, também pude ter a maturidade de trabalhar em grupo o que trago até hoje comigo, a idéia de companheirismo de apoio e incentivo que são fundamentas para sustentar qualquer trabalho era sempre presente tanto que guardamos até hoje muito carinho e respeito mútuo.



Essa nova montagem é resultado disso, a convite da professora Selma Maria Alves, recebi o desafio de remontar com os alunos do ensino médio no colégio Polivalente em Amarante a peça, o que deixou muito feliz pois a muito tempo venho buscando formas de contribuir com a cultura amarantina da mesma forma que venho ao longo de 14 anos desenvolvendo em Teresina e outra cidades do Piauí e do Brasil, sempre tive muita dificuldade para desenvolver minhas ações por lá e encontrei nesse projeto essa possibilidade, além de revisitar um lugar muito importante artisticamente pra mim, que é a montagem desse espetaculo, é a possibilidade de desenvolver em minha terra natal um trabalho de qualidade que projete nossa arte.



Portanto nos dias 22 e 23 de maio, estive em Amarante para o primeiro encontro com os interessados em trabalhar, foi uma grande surpresa termos oitenta jovens disponíveis a trabalhar, todos com disposição e uma vontade de aprender e se relacionar com mundo por meio da arte. Foi um encontro muito descontraído, começamos nos apresentando de forma diferentes, todos precisavam falar nomes, uma coisa que esperava no trabalho e o que não gostaria de encontrar. Foram muitas respostas interessantes, era muito presente nos discursos dos alunos um tom de incentivo, e de comprometimento, "não desistir" foi uma das questões mais levantadas, tanto que nos levou a uma discussão sobre como andam suas escolhas e limites, isso deu ponta pé para novas discussões, falamos sobre a importância de se comprometer com trabalho, a seriedade que devemos ter quando nos colocamos disponíveis a trabalhar em grupo, e principalmente o compromisso com arte, com as pessoas e consigo mesmo.




Foi uma conversa muito proveitosa que levou toda manhã. Fechei a primeira parte com uma tarefa que fizemos na tarde em grupos com mais ou menos onze pessoas. O exercício era a leitura do texto, deixando aberto para os grupos a forma como isso aconteceria, isso fez com que surgisse muitas idéias de direção ou mesmo composição do personagem. Esse exercício serviu também para que os alunos tivessem o primeiro contato com o texto e entendessem bem o todo, pois me interessa muito que todos saibam bem do que fala o texto e que estejam conscientes do que estão fazendo. Isso ficou bem claro pois eles depois das leituras fizeram observações e perguntas muito interessantes. Nenhum deles conhecia o texto que fala de Amarante, traz questões históricas, artísticas, lendas e também muitas questões políticas, ficou claro a necessidade de atualizar o texto e já inclusive iniciamos esse processo, eu juntamente com Selma Maria Alves e Tuquinha começamos a esboçar essas mudanças que são mais no sentido de atualizar termos, direcionar melhor as questões políticas e na ordem das cenas.



Nosso próximo encontro ficou marcado para dia 05 de junho.

Valdemar Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição!