sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Projeto Danças Populares da Cidade de São José do Divino ganha Prêmio no Edital de Seleção de Microprojetos Culturais


O Projeto Danças Populares da Cidade de São José do Divino ganha Prêmio no Edital de Seleção de Microprojetos Culturais que tem por objeto o apoio financeiro pelo Instituto Nordeste Cidadania, com recursos do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura com participação do Governo Federal, Fundação Nacional de Artes, Banco do Nordeste do Brasil, Fundação Cultural do Piauí e Governo do Estado do Piauí tem também o apoio da Organização Ponto de Equilíbrio, Prefeitura de São José do Divino através da Secretaria de Educação e Cultura e Gama Refrigeração, empresa de Teresina.
O projeto tem como objetivo Iniciar jovens de escolas públicas no universo da dança através de oficinas, estudos, debates e apresentações de danças, estimulando-os a desenvolver suas potencialidades artísticas. As atividades do Projeto Danças Populares foram iniciadas na escola Clarindo Machado Sampaio, São José do Divino-PI, oferecendo oficina de danças populares para mais de cem crianças e adolescentes do município, sendo selecionados 32 alunos para participação e criação do espetáculo Divino.
O Espetáculo o Divino retrata a Festa do Divino Espírito Santo que é um culto ao Espírito Santo, em suas diversas manifestações, é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular, tem sua origem em Portugal do século 14, com uma celebração estabelecida pela rainha Isabel (1271-1336) por ocasião da construção da igreja do Espírito Santo, na cidade de Alenquer. A devoção se difundiu rapidamente e tornou-se uma das mais intensas e populares em Portugal. Por isso, chegou ao Brasil com os primeiros povoadores. Há documentos que atestam a realização da festa do Divino em diversas localidades brasileiras desde os séculos 17 e 18.
Nossa montagem estréia dia 5 de setembro, domingo, às 17 horas na praça da Igreja Matriz e circulará em 5 escolas públicas nos dias 6 e 7 nos turnos manhã, tarde e noite. Tem como Diretor e idealizador Luís Carlos Vale, Coreógrafos Luís Carlos Vale e Valdemar Santos, Direção Musical Vagner Ribeiro, Figurino Danilo França, Fotos Michele Tajra, Produção de Audiovisual Ricardo Sousa, Consultora Laurita Vale e Designer Gráfico Jonathans Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição!