sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PROJETO EM ANDAMENTO

Piauí Dança Rio 2009.

Apresentação

O projeto se coloca como plataforma de exibição da dança piauiense para outros públicos, a cidade escolhida para edição 2009 é o Rio de Janeiro, que vem ou longo dos anos trabalhando a formação de publico para dança Brasileira. No entanto o projeto pretende se entender para outras cidades do Brasil e principalmente no Piauí onde pretendemos firmar parcerias no sentido de realizar a mostra outras vezes.

Temos uma dança influenciada por diversas culturas, apresentando-se questionadora e inovadora, onde contribuímos na produção da dança nacional de qualidade. Nossos trabalhos estão chegando a vários festivais no Brasil e no mundo, conquistando mais espaço e alcançando o reconhecimento popular. Nossa proposta é mostrar o que temos de melhor.

Justificativa

Nosso objetivo é trabalhar em coletivo, fortalecendo as relações entre as companhias locais e promovendo a socialização de informações e troca de conhecimento profissional. A mostra é pioneira tanto no Piauí como no Rio de Janeiro e pretende promover uma temporada de três noites com o trabalho de seis companhias genuinamente piauiense.


Algumas das companhias envolvidas no projeto Piauí Dança Rio 2009 já desenvolvem seus trabalhos há décadas outras surgiram mais recentes, porem todas se destacam por um trabalho atual e mutante que comunica com outras linguagens, incorporando múltiplas técnicas e influencias.

Balé Popular do Piauí apresenta o espetáculo “A Lenda de Zabelê”, que fala da lenda do folclore piauiense e conta a história da índia Zabelê que mesmo prometida a um índio de sua tribo, Mandaú, apaixona-se por Metara, índio de tribo rival. Mandaú flagra os amantes e com ciúmes provoca uma guerra entre as duas tribos. O Deus Tupã enfurecido com toda a guerra transforma Mandaú em um gato maracajá que vive a perseguir Zabelê e Metara, duas lindas aves que vivem livres pelos céus.

Balé da Cidade de Teresina mostra o espetáculo “Fantasia Nordestina”. O auge da expressão revela-se na simplicidade dos movimentos, nas tentativas de compreensão do mundo e nos diálogos com a paisagem inóspita e muda que adentra os espíritos. O homem do “sertão fantasia” assiste de cócoras o espetáculo da vida, o rastro da retirada insistente, o céu que se perde nas nuvens. Os soluços e esperanças das mulheres que se vestem de adeus, os olhos se debulham em fé, numa ginga de quem prospera e espera o dia raiar.

Virtus Cia de Dança espetáculo “Riscos” Assim na tela como no palco, a intenção é traduzir a arte social brasileira, miscigenada, étnica, pluralista em muitos sentidos, e também revestida de uma “personalidade coletiva”, que se desvenda na imagem do trabalhador das indústrias, da massa humana aparentemente impessoal, mas profundamente rica e dramática no seu cotidiano de luta pela sobrevivência. Um pouco de ofício, um pouco de esperança. Labuta, disciplina, exaustão, mas também amor.

Só Homens Cia. de Dança, espetáculo “Vermelho” criado a partir de estudos sobre a circulação sangüínea, busca falar do sangue com o sentido não biológico. Falamos de sangue como liquido mágico que percorre caminhos, descreve trajetos, deixando por onde passa vitalidade necessária para que essa grande caixa humana funcione. Vermelho é o sangue quente que pulsa, faz viçar latente o peito, faz respirar e que impulsiona nos mantendo vivos.



Núcleo de Criação Casa de Zabelê apresenta o espetáculo “Na Barra”, coreografia é ágil, e de movimentação que proporciona riscos para o elenco que conscientes brincam com a gravidade, a força e corpo, barras de ferro servem de suporte para essa dança que surpreende. É uma prova de que o Núcleo de Dança da Casa de Zabelê evoluiu e amadureceu artisticamente. Esse é o sem duvida o grande destaque no repertório d e trabalhos da Casa que desenvolve a ??? anos um trabalho de inclusão social em Teresina. É preciso superar qualquer barra, principalmente no palco da vida.

Cia. Equilíbrio de Dança, espetáculo “TodOLadO” com cenário simples e emblemático, Cinco atores-bailarinos dividem em fragmentos planejados a vivencia, a solidão, signos de amor, não-amor, prazer e intrigas. A composição corporal impetrando a semântica a novos tempos; o estudo de figurinos intimista para os sóbrios e densos revezes do anima; a pesquisa musical de variação sobre o mesmo tema e a densidade espacial dos corpos em expansão impressionista-expressionista marca o croqui dramatúrgico.

Reunião Comissão de Dança

A comissão com representante do projeto "Piauí Dança Rio 2009" se reúne segunda feira dia 02 de março para discussão das seguintes pautas:

Fechamento da programação local do projeto "Piauí Dança" nos dias 28 e 29 de abril no Teatro 4 de Setembro ( atenção para mudanças das datas, fizemos contato com a produção do Teatro que me confirmou essa data disponível e possível).

Apresentação do Projeto Piauí Dança Rio, fecharemos ultimos detalhes antes de enviar para produção do Rio.

Cronograma de visitas de produção, precisamos elaborar a agenda de visitas as seguintes entidades: FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA MONSENHOR CHAVES (confirmado para terça feira dia 03 de março ás 11h); FUNDAC; PALÁCIO DO GOVERNO; PREFEITURA; CÂMARA DOS VEREADORES; ASSEMBLEIA LEGISLATIVA; ASA; SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, E OUTROS MAIS...

Orçamento produção local.

Edição de DVD do projeto com imagens dos espectáculos e legenda do projeto.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

E-mail da produção do Rio. Precisamos responder algumas questões.

Como combinamos, estou te dando notícias sobre nossos passos do levantamento para o projeto Piauí Dança Rio 2009. Já levantamos a maioria dos itens, mesmo sem a resposta da divisão dequartos das cias, orçamos os hoteis.
Sobre a pauta dos teatros: Para qualquer um dos teatros pensados vamos precisar de um projeto da MOSTRA PIAUÍ DANÇA RIO 2009. Voces já tem um projeto pronto? Se não, precisamos de algo que fale um pouco sobre mostra e junto disso um release de cada cia (os releases já estão ok, certo?).
O que já foi levantado: - Teatros da Prefeitura: a Secretaria de Cultura ainda está indefinida por conta da mudança de governo e com isso as solicitações de pauta estão paradas até o início de março, quando será definida a nova forma de trabalho. Neste caso pensamos em solicitar o Teatro Carlos Gomes ou um teatro um pouco menor, como a Sala Baden Powell. - Teatros da FUNARJ, (Glaucio Gil, João Caetano e Villa Lobos).
Para pautas de temporada (mais de um dia) é cobrada a taxa de 15% dabilheteria + emissão de bilhetes.
1. Glaucio Gil: é o unico que ainda tem disponibilidade para a nossa data.
2. Villa Lobos: estará em obras durante o ano de 2009.
3. João Caetano: não tem mais pauta para 2009.
4. Teatro Nelson Rodrigues: solicitação de pauta através de Edital, e o de 2009 já está fechado.
Procuramos também o Sesc, o Teatro SESC Ginástico é um otimo espaço, porém, o Sesc só passa um valor de pauta a partir da análise do projeto, e uma avaliação positiva pode facilitar em outros itens do orçamento. O contato já foi feito mas precisamos encaminhar projeto com release das cias, material de divulgação como dvd.... Você tem como nos encaminhar isso com urgência?
Caso decidamos ficar com o Glaucio Gil também teremos que agilizar a solicitação de pauta e encaminhar o projeto. Quanto à lista de elenco, comparei as sua com 62 nomes, aos nomes encaminhados pelas Cias e temos dois nomes a mais - Fran e Elizabeth, que não estão na sua lista e não sei quem possam ser,(caso os nomes sejam artísticos). Também tem a Monica, que esta na lista das Cias que não está na sua e o Renato Caldas que está na sua mas não esta nadas cias. Temos que ver isso.
Se vc puder nos dar essas respostas até amanhã ou quarta será lindo,para agilizarmos o processo e encaminharmos o levantamento até a primeira semana de março e se for o caso damos entrada na solicitaçãode pauta. Isso é o mais urgente!!!!
No mais... espero que aproveitem muito o carnaval pra brincar ou descansar.
Qualquer dúvida grita.
Bjs Silvia Yared

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

É CARNAVAL!!!!

Vamos aproveitar o período de Carnaval e enquanto todos cantam, dançam, bebem, nós também além de beber, dançar e cantar, elaboraremos nossa estratégia de ação e mídia. Precisamos fechar um cronograma de "visitas de produção" respeitando a disponibilidade de todo, pois a ideia é que essas visitas sejam feitas por uma equipe de pelo menos 4 pessoas. Nessas visitas buscaremos os parceiro que já contamos em produções anteriores e novos empreendedores culturais. Precisamos invadir o setor público, visitar Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, o Prefeito e por que não o Governador?
A dança por muito tempo vem sendo engessada. Conquistamos muitas coisas como bolsas para instrutores de dança, balé da cidade e núcleo de criação, surgiram cias como só homens, as academias cresceram e exploraram outras linguagem, surge o artista independente, que corre em busca de editais e que conquista premios e realiza de forma digna seus projetos. Porém o trabalho ainda requer muito, precisamos mostrar para o Piauí que nassa dança vai além de passos executados perfeitamente, ou de movimentos legais feitos em cima de uma musica que gostei muito. A dança pensa, sente e questiona. A dança quer mais, quer sair das salas e invadir as ruas, quer ser alternativa ou quase performance, não quer ser rotulada nem formalizada, que bebe do popular ao erudito, não quer ter cor, nem morrer de amor, que tesão, paixão, agonia e rebeldia. A dança que buscamos quer jogar fora as sapatinhas, que beber mais do que é nosso sem deixar de ser universal, ter mais liberdade de movimento, que dizer o que sente e fazer o que quer... Nossa dança e densa, tem o caldo grosso que vem sendo cozido desde muito tempo, quando ainda se morava na caverna e dançava pedindo chuva, nossa dança deve beber da nação tremembé, deve saber que aqui outrora viveu índios que foram mortos brutalmente e que seus gritos até hoje ressoa no poti, nossa dança tem pés descalços, tem barro e grude nas unhas, mais tem também coragem pra assumir que não se conhece, a dança hoje quer conhecer que a faz, quer união e troca de ideias, quer busca em cada um o que se tem para oferecer.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Lista dos participantes

1 Alane Natasha da Silva

2 Aline Ducarmo Silva

3 Amanda Dorotéia de Oliveira

4 Amanda Oliveira da Silva

5 Ana Cláudia de Sousa Melo

6 Antoniel Ribeiro

7 Camila de Carvalho Lima

8 Carlos Adriano Carvalho Abreu

9 Carlos Henrique Lima

10 Cleidiane Carola Carvalho Abreu

11 Cléo de Santis

12 Cristina Vidal da Silva

13 Cynthia Layana da Silva Sena

14 Dackson Mikael de S.Rodrigues

15 Débora Evangelina Lopes Silva

16 Edson Marcelo da Silva Lopes

17 Elaine Alves de Sousa

18 Eline Márcia Alves Costa

19 Elizabeth Battali

20 Faustino Ribeiro da Silva

21 Felipe de Sousa N.Rodrigues

22 Fernando Freitas

23 Fran Oliveira

24 Francisca das Chagas Silva

25 Francisco das Chagas M. dos Santos

26 Frank Lauro

27 Gilnete Raquel C.da Silva

28 Gisélia Venâncio C.da Silva

29 Gleyce Karoline Morais Lima

30 Helton Gouveia Gomes

31 Hulda Leia Lopes Silva

32 Ivoneide Silva Ribeiro

33 Janabsa Jussara Rodrigues

34 Janayra Danielle Franco de Oliveira

35 Jean da Rocha Santos

36 João de Deus Nunes de Araújo

37 José Raimundo Ferreira do Nascimento

38 Josias Lima Feitosa

39 Josué Feitosa Bispo

40 Katiany Beatriz Gonçalves Maciel

41 Leonardo Barbosa

42 Leonardo Lopes Silveira

43 Luis Carlos Vale

44 Márcia Kiara da Silva Lima

45 Márcio Gomes Rodrigues

46 Maria Elisabeth Batista Lima

47 Mariana Alves

48 Marilena de Sousa Jacob

49 Máurea Ana Oliveira Sousa

50 Mayana da Luz Ibiapina

51 Miguel Ângelo da Silva

52 Monica Nascimento

53 Naiara Feitosa Bispo

54 Raquel Cristina R.Dantas

55 Roberto Freitas

56 Rudson Anchieta de Oliveira

57 Samuel Alves do Nascimento

58 Sidh Ribeiro

59 Sueli Virgem da Silva

60 Temistocles Pereira dos Reis

61 Valdemar dos Santos Carvalho

62 Valfrido de Oliveira Costa

63 Vanessa Nunes Soares

64 Yulle Gabrielle Pereira Santos

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Proposta de Cartaz

Hoje nosso grande artista gráfico, Jonathans nos apresentou uma proposta para a arte do cartaz, como ainda estamos em processo de construção da arte vocês podem sugerir, criticar, colaborar.




quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Reunião dia 11/02 na Casa da Cultura

Hoje tivemos mais uma reunião super produtiva onde apresentamos os avanços do projeto e elaboramos estratégias de ação para andamento das atividades.


Ficou acertado que todo os grupos enviarão até sexta feira todos dados solicitados pela produção de Teresina e do Rio, também apreciamos e aprovamos as artes criadas pelo Jonathans, sendo de comum acordo buscamos viabilizar a confecção de camisetas, tendo em vista que já temos garantido cartazes e folderes, buscaremos parcerias com outras empresas e apoiadores para produzirmos camisetas que serão comercializadas e garantiram um caixa para um melhor andamento de nossas ações. Para isso criamos uma equipe de produção composta por Antoniel Ribeiro, Sidh Ribeiro, Valdemar Santos, Luís Carlos Vale, Cyntia Layana, Cleo de Santis, Frank Lauro e Fernando Freitas. Agendaramos futuras visitas de produção.


Acertamos a programação da Mostra Dança Piauí, Dia da Dança:


Dia 29:

Aula na Praça Pedro II 17h. "Escola de Dança do Piauí" proposta!

Performance nas Janelas do Teatro 4 de Setembro "Academia Hely Batista" proposta!

Instalação no Rol de entrada e nas portas de vidro do Teatro 4 de Setembro "ArteDança" proposta!

No palco:

19:10h "Só Homens Cia. de Dança"

19:50h "Balé Popular do Piauí"

20:30h "Virtus Cia. de Dança"


Entre os espetáculos, acontecerão intervalos-performances com grupos que estão sendo contactados. Logos informaremos essa programação paralela.


Dia 30

Aula na Praça Pedro II com grupos convidado. "PasClassique" proposta!

Bailarinas nas Janelas do Teatro "Academia de Balé Julio César" proposta!

Performances nas portas de vidro... "Nucléo do Dirceu" proposta!

No Palco:

19:10h "Cia. Equilíbrio de Dança"

19:50h "Núcleo de Dança Casa de Zabelê"

20:30h Balé da Cidade de Teresina

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

29 e 30 de Abril

Dia 29 e 30 de abril faremos uma mostra com as companhias envolvidas no projeto Piauí Dança Rio 2009 e outros convidados no Teatro 4 de Setembro:
Balé Popular do Piauí, Balé da Cidade de Teresina, Nucleo de Dança Casa de Zabelê, Cia. Equilibrio de Dança, Virtus Cia. de Dança, Só Homens Cia. de Dança, e convidados como: Dançarte, Arte Dança, Escola de danças Folclóricas dentre outro que estamos contactando.
Vamos juntos comemorar o DIA MUNDIAL DA DANÇA (29 de abril).
Nosso projeto tem objetivo de trabalhar e harmonizar as relações entre as companhias locais, também mostrar uma dança genuinamente piauiense para outros públicos Brasil a fora...
Que venha Minas Gerais!

Para Produção Rio

- Nome das cias:
Balé Popular do Piauí
Balé da Cidade de Teresina
Núcleo de Dança Casa de Zabelê
Só Homens Cia. de Dança
Cia. Equilibrio de Dança
Virtus Cia. de Dança

- Quantidade de pessoas:
62 pessoas entre técnica, produção e elenco.

- Room list:Envio até amanhã!
- Tempo para montagem: 1 hora pra montagem e desmontagem + 2 horas para ensaios.

- Volume de cenário: Envio até amanhã.
- Todas as Cias permanecem no Rio durante toda a mostra? Sim , todas as companhias pretendem ficar durante todo festival. chegam juntas num dia antes do evento e volta um dia depois. pode ser que isso mude com o andar do projeto mais inicialmente é essa a proposta.

- Quanto a mídia: vocês tem uma noção de quanto teriam para investir e quais as mídias que gostariam de utilizar ?
Caso vocês já tenham essas respostas já podemos fazer esse orçamento? Podem sugerir alguma coisa?

- O material de divulgação será produzido em Teresina ou no Rio? Sendo aqui precisamos orçar a contratação de pessoal para produção e gráfica. Já estamos em andamento com esse processo do material gráfico, uma parceria com o governo do Piauí.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Novidades

Hoje acertamos com Chagas Vale a confecção dos cartazes e folderes do Projeto Piauí Dança Rio 2009, agora precisamos das seguintes informações para Confecção do Material de Divulgação:

• Texto sobre o Projeto
• Texto dos Grupos (pequeno histórico e sinopse do espetáculo)
• Foto dos Grupos
• Ficha Técnica
• Programação

Todos devemos levar essas informações para reunião que faremos quarta feira (dia 11/02) às 11h na Casa da Cultura de Teresina. Na ocasião discutiremos detalhes da Mostra Dança Piauí, versão Teresina, dentre outras pautas relevantes para o andamento do nosso projeto.
Arte: Jonathans Silva

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Entrevista na TV Jornal o Dia


Na foto de Valdemar Santos em entrevista na TV O Dia, no telejornal "O DIA NEWS" com a apresentadora Mariana, na pauta a mostra Piauí Dança Rio 2009 que acontece em outubro no Rio de Janeiro. Antes a mostra acontece aqui no Piauí nos dias 29 e 30 de abril no Teatro 4 de Setembro as 19h em Teresina, datas em que festejaremos também o "Dia Mundial da Dança".
Foto: Luís Calos Vale

domingo, 1 de fevereiro de 2009

MATÉRIA NO JORNAL MEIO NORTE

Saiu matéria de capa no Jornal Meio Norte.
O projeto já tá ficando maior, agora temos muito trabalho pela frente. confiram matéria:

http://www.jornalmn.com.br/index.php?dia=2009-01-28&coluna=28

Relatório da reunião de hoje 28 de Janeiro as 8:30 h. na FUNDAC
Hoje a conversa com Chagas Vale na Fundação Cultural do Piauí foi muito animadora ele se colocou disponível a nos ajudar e surpreso com a proposta e satisfeito por temos no projeto muitos grupos com histórias consolidadas e que realmente tem potencial pra mostrar o que de melhor produzimos em dança. Firmamos inicialmente o apoio na criação da logo marca, e do material gráfico, cartaz, banner, camisetas. Ele pediu agilidade no sentido de acompanhar esse processo pois precisamos de tempo, tendo em vista que se trata de verba publica que tem uma demora na tramitação.

PIAUÍ DANÇA RIO 2009

Outro objetivo é trabalhar em coletivo, onde os custos serão divididos entre as companhias, assim como os lucros. A mostra é pioneira tanto no Piauí como no Rio de Janeiro, esse projeto busca fortalecer as relações entre as companhias locais e levar nossa cultura para outros públicos.

COMPANHIAS DO PIAUÍ DANÇA RIO, OUTUBRO 2009:

1.Balé Popular do Piauí
2.Balé da Cidade de Teresina
3.Só Homens Cia. de Dança
4.Virtus Cia. de Dança
5.Núcleo de Dança Casa de Zabelê
6.Cia. Equilíbrio de Dança


Valdemar Santos (Produção Teresina)
(86) 9994 1543/ 8838 5099
valdemarsantos2@hotmail.com

Luis Carlos Vale (Assistente)
(86) 8818 2296
luiscarlos_vale@hotmail.com